domingo, 27 de novembro de 2011

As modificações sociais e econômicas que o modelo colonial provocou às nações que hoje falam língua portuguesa;

A situação em que se encontra o Brasil, atualmente, é resultado da forma como foi colonizado. Devastação da Mata Atlântica, escassez de minérios, destruição da natureza, desequilíbrio ambientais, consequências de uma colonização devastadora, não só ambientais, mas também, sociais. Preconceito, descriminação, desigualdade social, tudo isso nos foram herdados, principalmente, pelo modo como os índios e negros eram tratados e vistos pelos portugueses.
Os negros e os indígenas eram vistos como seres descivilizados, e até como pessoas “sem almas”, tratados como animais, maltratados e escravizados.  A única maneira de tentar mudar esta situação era rebelassem e fugissem, ou quando conseguisse a alforria, algo praticamente impossível. Eram escravizados a partir do nascimento até a morte.
O Brasil foi uma colônia de exploração, ou seja, tudo que é produzido e encontrado, como minérios, na terra é da propriedade de Portugal. Uma colônia de exploração desenvolve e enriquece o país colonizador, restando quase nada para a colônia, o que permanecia aqui era apenas o que Portugal não queria ou não precisava.
O país teve uma grande miscigenação com os portugueses, negros e índios. Misturando etnias e culturas, sendo que os portugueses não abria mão de seus valores e culturas, mas aderiram alguns costumes dos índios. Ocorreu o mesmo com a cultura africana, um dos exemplos é o sincretismo religioso, no qual os negros ligaram o nome dos santos católicos com os seus orixás. Os portugueses não aceitam que interfiram na sua cultura, porém interferiram radicalmente na cultura dos colonizados.
Com a chegada dos portugueses, veio o comércio, visto que antes nem isso existia. Os índios viviam em uma agricultura de subsistência, onde era produzido o necessário para sua alimentação, e o excedente doado a tribos carentes. Os colonizadores mudaram esse estilo de vida, produziam visando os lucros que iam obter. Os índios passaram de uma vida coletiva para uma estratificada, surgindo relações de dependência e desigualdade.
O crescimento do Brasil era de instrumentos sucateados, ou seja, o que Portugal não precisava mais era enviado para a colônia, o que reflete atualmente. Nesse período, os países estavam se desenvolvendo economicamente e tecnologicamente, e o Brasil só se desenvolvia com os “restos” de Portugal. O mesmo acontecia com o comércio, eram permitidas relações comerciais apenas com os países amigos de Portugal, fato que ocasionou a invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal, pois foram feitos acordos comerciais com a Inglaterra, inimigo da França. A França tinha tratados com Portugal, entre eles, era proibida qualquer relação com a Inglaterra.
As modificações sociais e econômicas que ocorreram no Brasil refletem até hoje no nosso dia a dia. Um país onde poder está concentrado nas mãos da classe alta, menosprezando e esquecendo a classe desfavorecida, uma vez que é a classe que mais precisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário